terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Stand Up

DESABAFO DE UM BOM MARIDO

Minha esposa e eu sempre andamos de mãos dadas. Se eu soltar, ela vai às compras.Ela tem um liquidificador elétrico, uma torradeira elétrica, e uma máquina de fazer pão elétrica.Então ela disse: ‘Nós temos muitos aparelhos, mas não temos lugar pra sentar’.Daí, comprei pra ela uma cadeira elétrica.
Eu me casei com a ‘Sra. Certa’. Só não sabia que o primeiro nome dela era ‘Sempre’.Já faz 18 meses que não falo com minha esposa. É que não gosto de interrompê-la.Mas tenho que admitir, a nossa última briga foi culpa minha.Ela perguntou: ‘O que tem na TV?’ E eu disse ‘Poeira’.No começo Deus criou o mundo e descansou.Então, Ele criou o homem e descansou.Depois, criou a mulher. Desde então, nem Deus, nem o homem, nem o Mundo tiveram mais descanso.
Quando o nosso cortador de grama quebrou, minha mulher ficava sempre me dando a entender que eu deveria consertá-lo. Mas eu sempre acabava tendo outra coisa para cuidar antes, o caminhão, o carro, a pesca, sempre alguma coisa mais importante para mim.Finalmente ela pensou num jeito esperto de me convencer.Certo dia, ao chegar em casa, encontrei-a sentada na grama alta, ocupada em podá-la com uma tesourinha de costura. Eu olhei em silêncio por um tempo, me emocionei bastante e depois entrei em casa. Em alguns minutos eu voltei com uma escova de dentes e lhe entreguei.
‘- Quando você terminar de cortar a grama,’ eu disse, ‘você pode também varrer a calçada.’
Depois disso não me lembro de mais nada. Os médicos dizem que eu voltarei a andar, mas mancarei pelo resto da vida’.
‘O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido…’
Luís Fernando Veríssimo

Roteiro:
Cena 1 (plano médio e close, pois está explicando toda a situação ocorrida, mostrando os gestos e feições que faz enquanto isso):
O Marido começa contando como era seu relacionamento com sua mulher, que eles eram grudados e tinham muitos aparelhos domésticos e pouco espaço para sentar em sua casa, ela era a mulher certa e por causa disso não se falavam há 18 meses, pois ele não gostava de interrompê-la.
Cena 2 (continuando em plano médio):Porém ele sabe que a culpa foi dele pela última briga que tiveram e diz que mulher dá muito trabalho.
Cena 3 (plano americano, pois ele meio que imita o aparelho com seus gestos):
Fala do aparelho que a mulher quer que ele concerte, porém ele explica para o público que há outros problemas que pra ele são mais importantes a se fazer.
Cena 4(close, pois mostra a cara de indignado) :
Conta que sua mulher pegou a tesoura de costura e começou a cortar a grama, então ele volta com a escova de dente e diz: “- Quando você terminar de cortar a grama,’ ele disse, ‘você pode também varrer a calçada.”

Cena 5(plano geral, mostrando o quanto danificado ele ficou):

Finalizando sua história disse que não se lembrava de nada depois daquela última frase e que seus médicos disseram-no que iria voltar a andar, porém mancando pelo resto da vida.

Cena 6(close em seu rosto):

Por fim diz que num casamento a duas pessoas, na qual que uma está sempre certa e a outra é ele mesmo, o marido.


Lilian de Castro, nº: 29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário